SEJA BEM-VINDO AO FUTURO MUNDO SUSTENTAVEL

SEJA BEM-VINDO AO FUTURO MUNDO SUSTENTAVEL
RECICLAR É PRIORIDADE MUNDIAL E OBRIGAÇÃO DE TODOS OS SERES HUMANOS

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

GARRAFAS PET UTILIZADAS PARA FABRICAR TIJOLOS


A utilização na Arquitetura

TRIJOLOS FEITOS DE GARRAFAS PET

No Departamento de Engenharia Química, no Centro Tecnológico da UFPA –

Universidade federal do Pará, o recém-graduado Neílton da Silva Tapajós, desenvolveu sua tese de graduação em cima de mais uma nova função para as garrafas plásticas: a fabricação de tijolos para a construção civil. O tijolo origina-se da combinação individual do PET com gesso, cimento, resina cristal e caroço moído de açaí. O melhor resultado para o objetivo proposto, foi alcançado na combinação com o cimento. Neste caso especificamente não se trata da utilização do reciclado, mas do produto integralmente.

Embutindo três garrafas, ele montou um monobloco plástico que foi envolvido por uma camada de um centímetro e meio de cimento, dentro de uma forma de madeira. Doze horas depois, o cimento estava curado, revelando um tijolo de paredes lisas, com saliências e reentrâncias nas laterais para encaixe de outros tijolos. O tijolo pré-moldado ficou mais resistente com o monobloco em seu interior. Além disso, ao ocupar o lugar do cimento, as garrafas reduzem substancialmente a quantidade de insumo e os custos na construção civil. Ele se enquadra como bloco de vedação, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, pois consegue suportar a própria carga, deve ser aplicado em paredes. Não pode ser utilizado em pilares e vigas, pois não é considerado estruturalmente seguro. Como os tijolos foram projetados com saliências e reentrâncias para se encaixarem, a montagem da parede dispensaria cimento na liga entre eles. O resultado seria uma parede lisa que também dispensaria emboço e reboco. Uma camada de argamassa leve seria suficiente para deixar a parede em condições de receber a pintura final, racionalizando consideravelmente o custo da obra.

Estudos realizados demonstraram que o monobloco PET não sofre nenhuma

dilatação no interior do tijolo mesmo quando este é colocado à prova com maçarico a 75º C, temperatura limite para a despolimerização da resina. Outra afirmação é quanto ao nível de ruído e calor. A literatura afirma que o PET é uma barreira térmica. Logo, a parede construída com esse tipo de tijolo reduziria o calor e tornaria os cômodos da casa mais refrescantes. O sol não conseguiria propagar o calor através da parede.

O mesmo é possível dizer quanto ao som. O Laboratório de Sistemas Construtivos da Universidade Federal de Santa Catarina (Labsisco/UFSC) desenvolveu também um trabalho significativo nesta área.Dentro de um molde de madeira, o painel modular para uma casa pré-fabricada é construído. Primeiro se preenche o fundo com uma camada de concreto, de 2cm de espessura. Em seguida, são colocadas as garrafas plásticas do tipo PET, quem tiveram a parte superior cortada e foram encaixadas umas nas outras. Na lateral, é encaixada uma armadura de ferro que dá resistência ao bloco. Para completar, o painel é preenchido com mais concreto.O professor Fernando Barth, coordenador do Labsisco, explica que construir uma casa com material PET é muito prático, porque, como os blocos já vêm todos prontos, a casa pode ser montada em 48 horas. Além disso, o uso das garrafas plásticas faz com que, a exemplo da experiência anterior, as paredes apresentem um melhor desempenho térmico, maior espessura e rigidez e menor peso. O próximo passo do projeto será a realização de testes de resistência e impacto dos blocos produzidos no laboratório para que a eficiência do produto seja comprovada.

G20 - SUSTENTABILIDADE - MAQUINAS PARA A RECICLAGEM

ESTE SITE DIVULGA MAQUINAS E PRODUTOS RECICLADOS POR UM PLANETA SUSTENTAVEL

ESTE SITE DIVULGA MAQUINAS E PRODUTOS RECICLADOS POR UM PLANETA SUSTENTAVEL
SEJA BEM VINDO E ENCONTRE A MAQUINA PARA RECICLAGEM QUE VOCÊ PRECISA E VOLTE SEMPRE EM BUSCA DE NOVIDADES DO MUNDO DA RECICLAGEM LHE DESEJAMOS SUCESSO SEMPRE

AQUI VOCÊ ENCONTRA GUIA DE SITES DE MAQUINAS

Especialistas na fabricação de equipamentos e linhas para reciclagem de plásticos. Utilizando-se de tecnologia própria, atenta às necessidades dos clientes comércio de centenas de equipamentos para todos os estados brasileiros e vários países da América Latina. Se você esta pensando em investir em um negócio de futuro e ao mesmo tempo ajudar a natureza, consulte os classificados ao lado desta pagina. Com certeza teremos a solução.



EXTRUSORA PARA RECICLAGEM DE PET

FORNECEDORES DE PRODUTOS E MAQUINAS

maquinas e produtos reciclados, oxi-biodegradaveis, sacolas biodegradaveis

FORNECEDORES DE MAQUINAS E PRODUTOS

maquinas e produtos reciclados, oxi-biodegradaveis, sacolas biodegradaveis

RECICLAGEM DO LIXO ORGÂNICO

LINHA DE PRODUÇÃO RECICLAGEM

Postagens populares

SECADORAS PARA RECICLAGEM DE PET

MAQUINA PARA RECICLAGEM DE PLASTICO

MAQUINA PARA RECICLAGEM DE PLASTICO

MOINHOS PARA RECICLAGEM DE PET